Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Blocos para ganhar forma!


Depois desta fase em que me estive a preparar para escalar montanhas, nos próximos meses vou dedicar-me um bocado mais ao bloco. 

O bloco ou boulder é a escalada de pequenos blocos com cerca de 2 a 6 metros de altura e em que a segurança do escalador é feita não por cordas, mas apenas por colchões e a ajuda de “spotters” (que mais não são do que os nossos amigos que ficam a controlar o nosso progresso e a amparar ou direccionar as nossas quedas para cima dos colchões).

O meu plano é agora fazer bloco mais regularmente por várias razões: é excelente para ganhar força e também para melhorar algumas técnicas e movimentos da escalada, mas sobretudo porque é muito divertido, mais relaxado do que a escalada desportiva (com corda) e mais social. Ir blocar é sempre sinónimo de muito bons momentos em grupo. Também costuma ser sinónimo de pele esfolada e dores nos braços e costas durante 2 dias ... e as dores são sinónimo de evolução :)

E para além de tudo isto, cada vez mais estudos mostram que o exercício anaeróbico, ou seja, de elevada intensidade, tem um efeito muito positivo no controle das hiperglicemias! Portanto são só vantagens!

Sintra é o local onde mais tenho feito bloco. Há imensas áreas espalhadas pela serra, cada uma com as suas características e encantos únicos: Peninha é uma das minhas preferidas pelo ambiente de “floresta encantada”; nos Capuchos há blocos fenomenais onde não há nada para agarrar mas mesmo assim lá vamos subindo (numa mistura entre escalar e levitar); malveira é um verdadeiro oásis nos dias de inverno e chuva; tapada tem blocos absolutamente lindos (se bem que alguns são assutadoramente altos)... enfim os sectores, são tantos e tão bons que é uma sorte termos Sintra aqui tão perto! 

As fotos são da Teresa Sousa! Para saberem mais sobre o bloco em Sintra, podem ir aqui ou aqui ou ainda aqui.