Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

As vantagens do frio

Uma das vantagens do Inverno é a neve. Em Portugal temos pouca mas uma das vantagens de viver na Covilhã é a Estrela!
Estive lá há duas semanas e finalmente fiz um corredor que já andava na minha mira há vários anos mas que nunca se tinha proporcionado.

A neve não estava grande coisa, demasiado empapada. Nem deu para usar as luvas. Mas como o corredor fica à sombra, ainda deu para fazer, nele a neve estava porreira e nalguns locais estava gelado, o que mete mais impressão, começamos a imaginar que se deslizarmos por ali abaixo, paramos bem lá ao fundo... em cima da rocha!

 

Mas correu tudo bem e no final, muito solinho para animar o almoço!

 
 
Passei um bocado ao lado da diabetes, como é meu costume. Não é edificante dizer isto mas este blog é mesmo para partilhar as nossas experiências e vivências de desporto e diabetes e a verdade é que quando estamos nestas atividades há imensas coisas a gerir - casacos, crampons, piolets, óculos escuros, carta topográfica, não esquecer nada em casa (que também é usual em mim). Mas fiz a glicémia antes de começar a subida e ao chegar, mantendo-me sempre a beber muita água porque para além desta atividade fazer suar imenso ainda por cima estava muito calor!

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Queda, lesão e … mega treino!


Definitivamente não ando em maré de sorte! Há uns dias fui escalar para a Fenda, mais propriamente para uma zona chamada Rampa. A rampa é basicamente uma fenda estreita na rocha. Escala-se de um dos lados, mas temos sempre de ter cuidado para não bater no lado oposto quando caímos. Por causa disso acabei por me magoar numa das quedas que dei, não porque bati na parede atrás, mas porque para não cair muito, bati na parede à frente... e fiquei com o pé bastante magoado. A saída da rampa foi bem difícil porque nem conseguia por o pé no chão: muitos saltos, muitos bocados a arrastar-me sentada no chão, muitos empurrões e apoios da Rafa, Diogo e João (obrigada) e ainda 1 parte em que eles me puxaram com a corda.

Rafaela na via onde me lesionei.
Nos últimos dias tenho estado em casa a fazer gelo e à espera que o inchaço desapareça para poder começar a mexer o pé e a andar… mas como não consigo estar parada, e não quero perder a forma, já arranjei uma série de exercícios para fazer. Uns deitada, uns sentada e até uns de pé (agarrada à barra). Ora vejam o que tenho feito:

Flexões invertidas (de costas no chão e com pesos); tríceps e bíceps com pesos; abdominais e dorsais; elevações, suspensões na barra e no fingerboard (uma tábua com vários buracos que se usa para treinar para escalada); exercícios com a banda elástica para fortalecer ombros e dedos; exercícios com pesos para os pulsos e ombros; e ainda alguns alongamentos e posições de yoga como a “cobra”.

Os alongamentos não têm sido muito fáceis e requerem alguma imaginação… E para já estou a deixar de fora todos os exercícios que envolvam algum desequilíbrio como os que utilizam a bola de pilates porque tenho de evitar fazer movimentos bruscos.

Infelizmente já não vou conseguir fazer a corrida de Sintra. Mesmo que a recuperação seja rápida, não consigo numa semana estar bem para correr em terrenos acidentados… Mas pelo menos estou a aproveitar estes dias em casa para treinar os braços que são o meu ponto fraco na escalada!

E aproveito este post para agradecer a todo o pessoal que me tem dado apoio e força nestes últimos tempos: MUITO, MUITO OBRIGADA!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Primeira Injeção de Insulina

A semana passada tive consulta com a minha médica, ela ficou preocupada com as minhas glicémias e chegou à conclusão que a minha diabetes deu mais um “salto” - o meu pâncreas perdeu ainda mais a capacidade de produzir insulina. Por isso nem os medicamentos nem a alimentação têm funcionado para regular as glicemias.

Com este panorama, decidiu receitar-me insulina. A minha primeira reacção foi de apreensão e também de medo (pela ideia de ter de usar 1 agulha…). Mas agora, depois de usar e analisando bem, vejo que foi a melhor opção. Tentar controlar as glicémias com medicação e alimentação estava a ser muito difícil e ineficaz. Muitas vezes tinha hiperglicemias, mesmo comendo pouquíssimos hidratos de carbono; muitas vezes tinha medo de comer porque sabia que ia subir a glicemia; muitas vezes tinha valores de 300 e não podia fazer nada a não ser esperar que baixasse. Como não usava insulina não podia fazer correcções e como os medicamentos não estavam a funcionar, fui reduzindo cada vez mais as minhas refeições e tentando inventar refeições sem hidratos de carbono. Não estava nada bem e por isso alguma coisa tinha de mudar…

Afinal as injecções não doem nada e usar insulina não é uma coisa assim tão má… aliás, até é bem bom poder voltar a comer uma refeição “normal”. Vamos ver como corre esta nova etapa.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Run Sintra

Pronto, estou inscrita na Run Sintra - 11km de trail running à noite em Sintra! E é já dia 23 de Fevereiro... tendo em conta que só voltei a correr na semana passada e que só tenho corrido em plano e cerca de 5,5km, acho que esta vai custar, mas é um bom incentivo para não me deixar vencer pela preguiça. Quanto mais treinar nestas 3 semanas, menos irei sofrer na prova :)