Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A diabetes e os treinos

Eu adoro escalar e faço de tudo para evoluir. Leio sobre treinos específicos, estratégias de periodização, cargas, tempos necessários para o descanso e a recuperação, alimentação, etc. E  pergunto-me muitas vezes sobre como é que a diabetes pode ou não afectar tudo isto.

Á partida, se conseguirmos manter um bom controle glicémico, o impacto na capacidade de treino e de recuperação pode ser baixo. Mas há que ter algumas coisas em conta. Por exemplo, as reservas de glicose disponíveis para entrar em ação durante um período longo de esforço físico são menores num diabético. Os mecanismos para repôr essas reservas após o exercício também são diferentes. Por isso, e como quero ser capaz de dar o meu máximo, quero perceber estes mecanismos o melhor possível.

Procurei informação e deparei-me com artigos científicos um bocadinho complexos, até para uma bióloga...

Excerto de um dos artigos que estou a (tentar) ler

...uoouuuuuu... calma... isto tem de ser digerido!
Mas acredito que quanto mais perceber tudo isto, mais eficazes vão ser os meus treinos e mais resultados vou ter.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. ah é que você também é bióloga?
    beijos e boa sorte na digestão desses textos rsrs
    Gali

    ResponderEliminar