Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Balanço de Férias


Acabo de voltar de umas curtas férias no sul de Espanha. O descanso já me fazia falta mas por causa do mau tempo acabei por ter muito mais descanso do que tinha planeado …

Lá escalei alguns dias entre chuviscos, toda encasacada, recorrendo a esquemas para não enregelar (como pôr os pés-de-gato dentro da camisola para aquecerem antes de os calçar para escalar).

Mas ainda deu para fazer muitas vias novas e para perceber que estou em péssima forma física! Em termos de escalada técnica, de equilíbrio, acho que estou melhor do que nunca. Tenho evoluído bastante a nível técnico, provavelmente fruto da acumulação de metros e metros e quilómetros de escalada em muitos ambientes e muitos tipos de rocha.

Mas em tudo o resto estou péssima! Em escalada de resistência ou continuidade não aguento 1 boi! E nas caminhadas de aproximação pareço 1 caracol que, em vez de baba, deixa 1 rasto de suor!

Mas porquê???

Uma das razões é sem dúvida o facto de ter passado recentemente 2 meses com grandes dificuldades em controlar as glicémias, sempre com hipers. O nosso sistema de saúde tem alguma tendência para nos fazer acreditar que a regulação das glicemias nos tipo 2 depende de nos alimentarmos e exercitarmos convenientemente. E se isso não funciona, devemos estar a fazer algo errado… este preconceito levou a que eu tentasse controlar as hipers reduzindo a ingestão de hidratos de carbono. Claro que para quem faz muito exercício isto não é nada boa ideia e em pouco tempo comecei a perder peso e a ter menos energia. O meu problema não é comer de mais ou fazer exercício a menos, o meu problema é que o que como fica a “nadar” no sangue e não me chega às células… Agora, com um melhor ajuste na medicação, estou bem… mas perdi forma!
Um dos sectores de escalada na Desplomilandia, Malaga

A outra razão para a perda de forma foi a falta de exercício aeróbico, já que há alguns meses que não corro e nem a escalada nem o remo que às vezes faço em casa substituem a corrida no condicionamento aeróbico…

Portanto, as resoluções pós-férias são:
1.       Voltar a correr;
2.       Não voltar a tentar controlar as glicemias com “anorexia”
Se virem que não as estou a cumprir, puxem-me as orelhas ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário