Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Nada que (muito) treino não resolva


Há uns tempos fiz um plano de treinos para me por em forma para as férias. Claro que não o cumpri à risca: acho que era demasiado exigente e houve semanas em que simplesmente não consegui cumpri-lo ou por falta de tempo ou por estar demasiado cansada…

Mas vendo bem, acho que um programa de treinos deve ser assim - tão exigente que às vezes não o conseguimos cumprir. E uma semana de “balda” aos treinos também é excelente para recuperar tudo e para, quando conseguimos voltar a treinar, percebermos o quanto já evoluímos.

Bloco em Sintra. Foto de Teresa Sousa.
Em relação aos resultados, houve já algumas alturas em que senti que eles estão a aparecer, mas esta semana estou tão cansada que parece que me arrasto em coisas relativamente fáceis! Mas penso (espero!) que uns dias de descanso serão o suficiente para depois sentir os verdadeiros efeitos…

As glicemias também têm andado bastante bem (tirando 2 dias um bocado altas por causa de uma constipação). Mas ainda me preocupa como ajustar a medicação e a alimentação a dias com muito exercício aeróbico durante muitas horas (como os que quero fazer nas férias) porque os testes que fiz não correram muito bem. Mas já me deram umas dicas: os gastos começam a aumentar exponencialmente com exercício continuado e tenho de comer com muito mais frequência do que normalmente para evitar hipos. Além disso, tenho de comer coisas com açúcar e hidratos de carbono de absorção rápida, coisas que eu normalmente evito. Mas também não posso exagerar ou acabo com hiper… é um equilíbrio delicado que depende de N variáveis como a intensidade do exercício, o que fiz no dia anterior, o que comi, etc. e por isso é difícil acertar. Mas nada que mais treino não resolva ;)

5 comentários:

  1. Estás no bom caminho! O que posso aconselhar é: nas férias, quando estiveres no teu desafio super hiper mega bombástico, nao arrisques. Aí mais vale alta do que baixa e a adrenalina vai desempenhar papel importante porque é uma coisa nova que estás a fazer e vais estar ansiosa e stressada. Mesmo que subas um bocado, a continuidade do exercício vai depois fazer-te descer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois, também me parece que é sempre melhor estar mais para o alta... bjs e bons treinos aí por cima ;)

      Eliminar
  2. Que complicado... e eu que não consigo lidar algo tão simples... :o( como te (vos) admiro!!
    Mas... treinos à parte... bem podias ter dito que estavas cansada, no Mango, por teres feito a Scaramuche na véspera!!!! Yheeeaa!! Boa! Mas para a próxima, conta-me, se faz favor, que gosto de saber as tuas alegrias! :o)
    Bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara! não é assim tão complicado... é 1 bocado como escalar - vamos aprendendo ;)

      oh, eu n fiz a scaramouche toda! isso era giro mas ainda n estou lá... fiz até ao 1º top da carallon. mas foi grande, grande luta :). a via é super intensa e pareceu-me que gastei todos os restinhos de energia q tinha para a fazer... e, se queres saber de alegrias, na 5ª fiz outro 7b - a fita métrica que é uma plaquinha para mim muito + fácil q a scaramouche.

      bjs, obrigada!

      Eliminar
    2. sim... estou a tentar aprender...

      Eu sabia que foi scarallon... mas já "provei" e é dura q.q.b.b.!
      Parabéns pela Fita métrica! Nem sei o que é.... deve ser duuuurrra! :oD

      Boas férias!!!
      Que consigam mesmo fazer a parede de 1000m! deve ser (um) de sonho!!

      BJss aos dois! Sorte! Divirtam-se!
      E que relaxem e namorem também um pouco... no meio de tanta dureza :oD

      Eliminar