Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Kayak e diabetes

Nas duas últimas semanas fiz uma pausa dos treinos de escalada para dar algum descanso ao corpo e depois voltar a treinar com mais força. Mas como não sou muito de ficar parada fui experimentar outras coisas.

Fui fazer kayak no mar, entre o Cabo Espichel e Sesimbra. Ao princípio estava 1 bocado apreensiva por causa da logística. Dentro do barco temos de transportar as coisas dentro de bidões estanques e não é fácil por exemplo fazer 1 medição de glicémia ou comer. Para isso é necessário encontrar 1 praia e levar o kayak para terra… nada fácil se estivermos com hipo!

Assim sendo, pensei que o melhor seria reduzir as unidades de insulina para não arriscar ter hipoglicémia a meio. E ainda bem que o fiz, porque embora eu ache que estou em boa forma, o esforço físico foi bastante elevado e por isso os HC eram logo "comidos". Quando comecei, estava com 146; comi 1 sandes e dei apenas 1 unidade de insulina (em vez das 2 que daria normalmente). Na paragem que fizemos para almoçar, numa praia deserta, estava com 132 – perfeito! Voltei a comer e a dar metade da insulina que daria normalmente. Acabei com 79 e com tanta fome que fui jantar pizza J


E como não estou nada habituada a andar de kayak, passei depois 2 dias com os músculos doridos.


2 comentários:

  1. Oláaa, estou divulgando uma pesquisa, que faz parte de um projeto muito interessante na Universidade Federal do ABC. Este projeto visa contribuir com o desenvolvimento tecnológico em prol do bem estar do diabético com melhorias no tratamento, incentivando colegas e professores doutores a pesquisar e dar continuidade no desenvolvimento de tecnologias que já estão em estudo na UFABC.
    Então já que você é portador do Diabetes Mellitus tipo 1 e residente no estado de São Paulo, peço que invista menos de 5 minutos para responder esse questionário, ou por gentileza compartilhe no seu blog, se possível.

    Obrigada.

    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dGNPanFfY0JzR2tRWTFhSGtwWlVFeHc6MA

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, esta de parabéns pois essas e outras historias serve se inspiração e motivação para outros diabéticos saberem que é possível controlar a diabetes.

    ResponderEliminar