Páginas

terça-feira, 5 de junho de 2012

De manhã é que começa o dia

O calor chegou pelo que tive que mudar os horários dos treinos. A última vez que corri à hora de almoço ia sufocando por isso agora vou a correr às 7 da manhã. Custa muitoooooo. Mas vale a pena, fica-se revigorado e pronto para começar melhor o dia.

O calor traz algumas questões à prática desportiva em geral e ao desporto na diabetes em particular. Da minha experiência, há que:
- treinar de preferência de manhã cedinho ou ao final do dia. Mas final mesmo final, depois das 19h, porque antes ainda está muito calor. Qual é o risco adicional de treinar com calor para o diabético? Agrava o perigo de desidratação. Como o diabético já tem mais tendência para este problema pelo facto da nossa glicémia oscilar mais e atingir níveis mais elevados, deve prevenir situações de desidratação;

- para tal, beber muita água. Antes, durante e depois, quando quiserem, o importante é beber muita.

- roupa leve. Curiosamente ainda veícula a ideia de que se suarmos muito emagrecemos e vê-se imensa gente a correr cheia de roupa. Esqueçam isso! Suar é perder liquidos, desidrata. Emagrecer é perder gordura e esta não sai pelos poros, é queimada lá dentro com o exercício, de preferência aeróbico, contínuo e de duração superior a 15min. Hoje em dia há imensa roupa específica para correr mas na verdade qualquer t-shirt e calções servem. Já os ténis devem ser adequados para bem dos vossos tendões. As meias devem ser adaptadas à estação, no Verão meias demasiado grossas podem fazer bolhas, o que não é nada bom para um diabético.

- protetor solar e chapéu: podem sair quando o sol ainda está a nascer mas ao voltar vão apanhá-lo.
- e isto faz pensar na última dica, também geral para todos os que queiram iniciar a corrida: pensem na volta! Quem tem pouca experiência costuma ter 2 problemas: o ritmo e a duração. Terão de ser vocês a encontrar o vosso ritmo e se começarem com um ritmo demasiado alto rapidamente vão perceber porque vão ficar estoirados. Estamos no nosso ritmo de treino quando conseguimos falar enquanto corremos. E o ritmo tenderá a ser mais baixo quando está muito calor. Quanto à duração, marquem distâncias ou tempos curtos para começar, por ex. 15min e depois vão aumentando.

Sem comentários:

Enviar um comentário