Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

A importância do apoio

Um dia destes pus-me a ler os posts que já publiquei e apercebi-me de que escrito assim o meu percurso enquando desportista e diabética parece muito bom, muito fácil e muito linear. Mas não foi nada assim.

Em Diabetes tipo 1: o inicio contei que conhecer a AJDP me permitiu iniciar a prática do montanhismo e conversar com outros diabéticos sobre a minha doença. O que eu não disse foi em que medida isso foi fundamental e eventualmente salvou a minha vista. É que apesar de correr e nadar nessa altura, porque gostava, eu nao fazia glicémias regularmente, dava a insulina "a olho", pelo que comia e nem sequer sabia o que queria dizer HgA1c. Não ia ao médico há anos mas como me sentia bem, ia levando. Percebo agora que aquela fase da negação da doença que ouvimos falar pode acontecer de várias formas e em várias alturas e se calhar aqueles de nós que ficamos diabéticos em crianças não a temos nessa altura porque somos pequenos e não questionamos tanto as coisas mas mais tarde podemos lidar com a questão de formas bem complicadas. No meu caso já tinha mais do que idade para ter juízo, estou a falar duma altura em que já tinha 25 anos! Mas estava mal informada, sobretudo porque assim queria estar.

A AJDP é uma associação de jovens diabéticos (mas que também acolhe pessoal já não tão jovem!) cujo objetivo é desmistificar a doença socialmente promovendo a prática desportiva dos diabéticos e dessa forma melhorar a sua qualidade de vida e controlo metabólico e ao mesmo tempo tornar claro que o diabético pode e deve ter uma vida normal e não se sentir limitado pela sua condição. A AJDP tem anualmente um campo de férias desportivas onde os jovens praticam diversos desportos e são acompanhados de forma a perceberem o impato da atividade na glicémia e aprenderem depois a fazê-lo sozinhos. Para além disso tem imensas atividades, entre as quais caminhadas periódicas
e expedições, já tendo levado diabéticos ao pico mais elevado de África, o Kilimanjaro,
ao Toubkhal, em Marrocos,  ao Aconcágua, nos Andes e ao Pico, nos Açores.
Palestra – Aconcágua

Sem comentários:

Enviar um comentário