Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dúvidas


Nesta fase de habituação ao uso de insulina, têm-me surgido montes de perguntas: quantas unidades de insulina para cada tipo de alimentos/ refeição devo dar? É melhor dar antes, durante ou logo após comer? Em que locais devo dar a injecção? Depende do que como? A insulina faz engordar? Se por exemplo der muitas injecções na barriga, ganho um pneu? Se der nos músculos, pode afectar o rendimento desportivo?

A parte de quantas unidades dar acho especialmente difícil. Já tive alguns episódios em que usei demasiada insulina e acabei com hipoglicémias bem baixas e agora fiquei com algum medo disso porque a sensação é mesmo horrível. Por isso, quando estou na dúvida tenho optado por dar 1 bocadinho menos e depois se ficar com hiperglicémia corrijo… mas o ideal era mesmo começar a acertar nas doses…  Será que com a experiência fica mais fácil acertar? Ou será que vou sempre andar em tentativas e erros e correcções?

Ufffff, é mais complexo do que eu imaginava!

E será que todos os diabéticos têm tantas dúvidas? Ou será que sou eu a ligar o complicómetro?????

5 comentários:

  1. Olá. :) Tenho diabetes há 4 anos e faço uso da insulina desde o diagnóstico, no início era a médica quem me dizia as unidades que eu devia dar pois eu fazia uma insulina que apesar de ser rapida tinha que dar 30 minutos antes de comer de modo que não era pratico fazer a contagem na altura. Entretanto, comecei a fazer a apidra e com isso tive que começar a habituar-me à contagem dos HC, que para mim era um bicho de sete cabeças literalmente! Entendo perfeitamente, tinha que andar com o panfleto que me deram no hospital para saber mais ou menos os equivalentes para cada tipo de comida, mas depois com o hábito comecei a fazer as coisas a "olhómetro" (sei que provavelmente não deveria dizer estas coisas aqui mas pronto :P ), até agora tem-me corrido bem, só nas alturas em que ando mais stressado a que noto uma dificuldade maior em controlar a glicémia. Em relação às injeções eu costumo alternar o local da injeção, nunca repito a injeção num local duas ou mais vezes seguidas e também vou alternando entre a barriga e o braço se fores alternando o local onde aplicas não há problema penso eu, isto é o que eu faço em relação à insulina rápida. Também faço a insulina lenta, a qual aplico na perna. Com a experiência fica mais fácil acredita. :)

    ResponderEliminar
  2. Amiguinha, é como diz o Davi, é mesmo assim mas melhora com o tempo.
    É por isso que o registo é importante, para poderes olhar para ele e analisar, do tipo: humm, ontem comi isto, fiz isto, dei xx de insulina e fiquei com hipo/hiper. Portanto hoje que vou comer o mesmo e fazer o mesmo devo dar menos/mais. Tás a ver?

    Local de insulina: se deres no músculo o efeito é mais rápido. É também mais provável ficar com nódoa negra. mas depende da pessoa. eu faço muitas nódoas negras mas por exemplo o Paulo dá quase sempre nos braços e no músculo.

    Convém dares a insulina um pouco antes de comer porque apesar das rápidas agora já serem mesmo muito rápidas, se deres depois de comer podes já ter subido, sobretudo se o que comeres for de absorção rápida. Mas há que jogar com tudo: se por ex estavas com hipo e vais jantar, podes dar a insulina um pouco mais tarde, durante a refeição, de forma a deixar a glicémia normalizar.

    Não te preocupes, vais apanhando isto com o tempo.
    Mas quanto à tentativa-erro-correção, vais sempre usar essa estratégia!
    beijo

    ResponderEliminar
  3. Mª João,

    O/A médico/a que te passou a insulina deve ter exlicado +ou- como funciona tudo.

    É o hábito com a "coisa" que te vai fazer tirar conclusões...

    Os registos para saberes a "quanto andas" é essencial.

    Quanto mais medires mais exacta é a coisa para assim sabes conjugar tudo - mais comida (HC) mais insulina - mas depende da tua actividade profissional, aptencia, paciencia, vontade e... 7 dias x 24H x 365 dias por ano, as vezes!!!

    Normalmente as rápidas são antes das refeições, a lenta - basal - é a qualquer hora e depois é sempre assim, mas depende, tens de ver a reação do teu corpo. No meu caso, por exemplo, começei à noite, acordava com hipo durante a noite ou já de manhã, passei para a manhã, quando me disseram que não tinha nada a ver...

    Não te disseram que agora és a tua própria médica, não estudas-te para? Há quem tenha equivalencias, no teu caso vão ser os anos de vida pela frente...

    Quanto aos locais deves variar, para não "traumatizares" nada. Já ouvi que a reacção é por esta ordem: barriga, braço, perna. Braço nunca dei!

    Publica, como vez, cada um acrescenta ou concorda com o que foi dito.

    BeijO,
    Carlos

    ResponderEliminar
  4. Não é só você, me sinto cheia de dúvidas todo santo dia.

    ResponderEliminar