Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Nepal contra o sofá

Os meus amigos dividem-se em dois grupos muito distintos: os fanáticos do desporto e os amigos do sofá e/ou das patuscadas. Não há muitos no meio, que vão fazendo umas coisas sem serem fanáticos.

Mas o que é que faz com que alguém deixe o sofá e se comece a dedicar de corpo e alma a uma actividade desportiva? Para mim foi o NEPAL!

A minha relação com o desporto desenvolveu-se da mesma forma que para muitos: durante a infância fazia montes de desportos porque eram divertidos, depois comecei a interessar-me por outras coisas e a mexer-me cada vez menos. Depois de acabar o curso, andava em péssima forma. Sendo bióloga, ainda fazia algumas caminhadas quando tinha trabalho de campo, mas nada a que se possa realmente chamar de exercício.

Mas como sempre quis ir aos Himalaias um dia resolvi inscrever-me numa agência para fazer um trekking no Nepal. E como tenho a mania das grandezas, o trekking seria de 16 dias a andar em montanha e a passar aos 5400m de altitude. Tinha 3 meses para me pôr em forma! E todos me aconselhavam a corrida para conseguir ter pulmão para 1 trekking daqueles.

Comecei a correr. E odiava: não aguentava nem 5 minutos seguidos. Era uma dor e um castigo. Nem consigo descrever o que sofri nas minhas primeiras corridas… mas como queria muito que a experiência no Nepal corresse bem, insisti e insisti. Hoje adoro correr J

Olhando para trás, acho que estive muitas vezes perto de desistir completamente. Se não tivesse aquela viagem marcada para o Nepal, talvez nunca tivesse aprendido a esforçar-me a sério e a gostar desse esforço… ou seja, se não fosse o Nepal, a minha vida hoje seria provavelmente muito diferente e o meu sofá conhecer-me-ia muito melhor!

E foi também o Nepal que me "apresentou" a dois grandes amigos - a Catarina (co-autora deste blog) e o Paulo, ambos diabéticos desde pequenos e verdadeiros exemplos de como a diabetes não tem de ser uma limitação, em nenhum sentido!

1 comentário:

  1. Uau! Que privilégio conhecer o Nepal!!! rs...até rimou...Assim até eu ia querer abandonar meu sofá...rs...uma bela troca né o sofá pelo Nepal! Abraços!

    ResponderEliminar