Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Objetivos para o Verão


Já estou a sonhar com as férias e já tenho grandes planos e objectivos para este Verão: vou aos alpes franceses onde quero escalar montes de picos e no regresso vou passar nos pirinéus franceses. E será aí o maior desafio: escalar a via “Les Enfants de la Dalle” no Dent d'Orlu. 

Dent d'Orlu, Pirinéus
É uma das vias em rocha mais longas dos pirinéus, com mais de 1000 metros de escalada em granito e 25 largos. A dificuldade da via é 6a+/6b. Não parece muito, mas tendo em conta que é escalada de aderência em placas e que por isso é muito psicológica e exige muita concentração… durante mais de mil metros… não vai ser pêra-doce. Na verdade será provavelmente o maior desafio que já tive. Será também a via mais comprometida, já que até ao 18º largo ainda se pode rapelar caso alguma coisa corra mal (embora deva ser um pesadelo fazer tantos rapéis), mas a partir daí, o compromisso é total e uma vez tomada a decisão de continuar, já não há escapatória, há que sair por cima!

Já devem estar a pensar que estou em muito boa forma. Mas por acaso até nem estou. Estou é com novo ataque de megalomania… à distância tudo parece possível… mas se quero que isto corra bem tenho que começar já a fazer vários treinos. Estes são os meus planos:

 . Treinos aeróbicos (corrida e remo) para aguentar um dia super-longo, sempre em esforço, com grandes caminhadas de acesso e de descida - 2 a 3 x por semana;
 . Treinos de estamina (dias longos, com muitos, muitos, muitos metros de escalada) - 1 a 2 x por semana;
 . Treinos de manobras de resgate (que espero não ter de aplicar) - 1 ou 2 até ao Verão;
 . Treinos “técnicos”, a escalar em granito e principalmente em placas de aderência para ficar muito mais rápida, menos hesitante e à vontade nas aderências para não passar medinho! - 1 x por semana.
Além de tudo isto, tenho também de aprender a lidar com a diabetes nestas condições para poder “afinar” a medicação e a alimentação a este tipo de esforço… se já nalguns dias mais “normais” isso às vezes não é fácil… num dia assim, longo e com actividade física intensa e contínua, vai ser com toda a certeza um grande desafio. Por isso, vou aproveitar os dias de treino mais longos para tentar perceber quais os ajustes que tenho de fazer.

E pronto, já tenho objectivos e já tenho um plano! O problema agora é arranjar tempo entre tantos treinos para trabalhar... Não percebo porquê, mas o pessoal lá do trabalho não é muito sensível à minha necessidade de me dedicar mais à escalada e menos aos relatórios e projectos :)

2 comentários: